Covid 19 deixa sequelas

Covid 19 deixa sequelas?

Desde que a pandemia começou a maior preocupação maior era com a morte, mas descobriu-se também que a Covid 19 deixa sequelas.

Ou seja, a luta contra o vírus SARS-CoV-2 não se limita ao primeiro momento de internação. Mesmo para quem passa todo o período de incubação do vírus com sintomas leves é preciso atenção.

Isso porque a doença é capaz de causar danos à diversos órgãos do corpo de modo acelerado. Tudo isso pode contribuir para que o contaminado sofra com sequelas decorrentes da infecção.

Como a Covid 19 deixa sequelas?

Antes de mais nada é preciso entender que as sequelas podem se dividir em duas formas. Uma advém dos sintomas da própria doença, que podem durar muito mais tempo depois da superação do vírus.

A outra diz respeito a danos causados em determinados órgãos em razão da agressividade da doença. É por esse tipo de sequela que ouvimos falar em morte decorrente de complicações da Covid.

Sintomas

No caso dos sintomas é comum que muitas pessoas digam que continuam sem o olfato ou paladar por um bom período. Como a doença está ainda no início, não é possível saber se isso é permanente.

O que se tem atualmente é a notícia de que a perda durou semanas ou meses. Somente um estudo mais apurado vai ajudar a entender a força dessas sequelas.

Complicações graves

Outro problema da doença é que a Covid 19 deixa sequelas que podem ser efetivamente muito prejudiciais. Os estudos mostram até agora que as seguintes situações são possíveis:

  • Complicações cardíacas;

  • Redução da capacidade pulmonar;

  • Danos à função cognitiva;

  • Trombose e AVC;

  • Transtornos de ansiedade;

  • Parosmia;

  • Inflamações no fígado;

  • Diabetes;

  • Epididimite.

A gravidade dessas complicações precisa ser considerada caso a caso. Por isso, o ideal, para quem for contaminado pelo vírus, é se manter vigilante, mesmo depois de o período de incubação acabar.

O melhor remédio é a prevenção

O que os fatos têm demonstrado é que mesmo os melhores tratamentos não podem sem úteis em casos agressivos. Os melhores hospitais do mundo registram mortes em razão da doença todos os dias.

Por isso, o ideal é manter o distanciamento social, higienizar as mãos e evitar o contágio ao máximo. Ainda, seguir com atenção as possibilidades de vacina, a melhor forma de prevenção atual.

Conclusão

Como você viu, a Covid 19 deixa sequelas que podem, inclusive, levar à morte. Por isso mesmo é de suma importância que você mantenha seus cuidados e vacine-se.

Post criado 3

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo