Panela suja

Panela de ferro encarde?

Usar uma panela de ferro na cozinha tem os seus benefícios, mas você já pensou no que deve fazer quando a panela de ferro encarde?

A verdade é que dizer que a panela encarde pode se rum pouco de exagero. De qualquer maneira, é importante saber como limpar esse utensílio que é tão importante para quem cozinha.

Somente assim você poderá continuar a usar a panela de ferro de maneira adequada. Os seus ingredientes agradecem, com um cozimento cada vez mais homogêneo em todos os sentidos.

O que fazer quando panela de ferro encarde?

Quando a sujeita se acumula no fundo da panela isso pode ocorrer em vários níveis. Ou seja, para cada tipo de sujeira é preciso agir de uma forma diferente para ter resultados melhores.

No caso de haver pequenos resíduos de comida, por exemplo, um papel-toalha e um fio de óleo podem ser a solução. Se o excesso for de gordura, detergente e água morna tendem a ser úteis.

Então, quando a panela de ferro encarde de uma maneira maior é preciso usar outros truques.

Panela suja

Limpeza pesada

Durante o uso pode haver acumulo de sujeira no fundo da panela por vários motivos. Uma crosta de gordura extremamente resistente ou restos de comida queimada costumam dar bastante trabalho.

Então, para conseguir tirar esse encardido da panela, siga as seguintes dicas:

  1. Acrescente sal de cozinha sobre a sujeira e o fio de óleo;
  2. Leve a fogo alto;
  3. Use uma luva e esfregue papel-toalha sobre a sujeira/
  4. Depois, lave a panela com uma esponja e detergente;
  5. Seque imediatamente.

Assim você consegue rapidamente fazer com que sua panela volta ao estado natural e sem sujeira. Essa é uma das melhores formas de lidar com a limpeza mais pesada e tirar o encardido.

Cuidado com a ferrugem

É muito importante que você fique atento para não confundir ferrugem com um encardido da panela. Isso porque a ferrugem pode causar mal a saúde se for misturada aos alimentos.

Nesse caso, é importante deixar a panela de molho em um recipiente, com duas partes iguais de vinagre branco e água, acrescentando uma colher de bicarbonato de sódio.

Conclusão

Como você pôde ver, a sujeira pode se acumular na panela de ferro de várias maneiras, mas é possível limpar. O mais importante é ficar atento, para manter o utensílio sempre bem cuidado.

Então, agora que você já sabe que a panela de ferro encarde, mas há como limpar, está na hora de preparar o cardápio para o almoço ou jantar de amanhã, aproveitando tudo que ela tem a oferecer.

 

 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo